Estrutura Organizacional

 

Identidade Organizacional


 

Organograma Operacional

 

Competências das Áreas


SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA E DE GOVERNANÇA 

Missão:

Coordenar, de forma integrada, as atividades administrativo-financeiras de governança corporativa, por meio de ações promovam a eficiência administrativa, a otimização de resultados financeiros e as boas práticas de governança, com foco na perenidade da Companhia.

Competências:

·         Coordenar a elaboração do Planejamento Estratégico, do Plano de Negócios e do Orçamento da MGI, de acordo com as diretrizes da alta gestão, e monitorar a alocação eficiente de recursos orçamentários;

·         Garantir a qualidade dos processos, produtos e serviços sob sua gestão;

·         Propor e/ou coordenar políticas ou projetos relativos à gestão de pessoas, gestão financeira e gestão patrimonial;

·         Coordenar a gestão logística e patrimonial das políticas de aquisição, conservação e gestão de bens da Companhia;

·         Coordenar ações e programas para licitações e contratações sustentáveis e que estabeleçam tratamento simplificado e diferenciado para as microempresas e empresas de pequeno porte;

·         Acompanhar e controlar os atos e eventos societários da Companhia, assegurando o devido registro, publicação e arquivamento junto aos órgãos competentes;

·         Monitorar a qualidade das informações prestadas pela Companhia;

·         Apoiar o Diretor de Relações com Investidores nos procedimentos a serem observados pela MGI no âmbito da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e da B³ - Brasil, Bolsa, Balcão S/A.

·         Apoiar as instâncias deliberativas da MGI; Apoiar as instâncias deliberativas da MGI;

·         Apoiar a Diretoria Executiva na interlocução com o acionista controlador, acionistas minoritários e investidores;

·         Acompanhar os covenants aos quais está sujeita a Companhia;

·         Gerenciar as obrigações relativas às debêntures emitidas, junto aos órgãos reguladores e debenturistas;

·         Elaborar cálculos, projeções e estudos técnicos relativos a debêntures, direitos creditórios e instrumentos financeiros correlatos;

 

SUPERINTENDÊNCIA DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Missão:

 Coordenar as atividades finalísticas da Companhia, com foco na satisfação do cliente e nos resultados da Empresa, por meio de ações que promovam a excelência dos serviços prestados e a eficácia e efetividade em todos os processos de trabalho.

 

Competências:

·         Coordenar as atividades de marketing voltadas para o fortalecimento da marca MGI, o aumento da efetividade da venda de imóveis e a prospecção de novos clientes.

·         Coordenar as atividades de Relações Públicas da Companhia e apoiar a Diretoria Executiva em assuntos relacionados a cerimoniais e eventos corporativos;

·         Apoiar a Diretoria de Executiva na interlocução com o Poder Executivo do Estado e com as empresas Privadas.

·         Propor soluções para a potencialização dos resultados financeiros e não financeiros advindos da venda de imóveis, recuperação de créditos.

·         Manter interlocução com os potenciais clientes e negociar contratos que atendam aos requisitos das políticas internas, em especial a Política de Transações com Partes Relacionadas.

·         Propor soluções tecnológicas na área de marketing, afim de gerar novos clientes.

·         Tratar em excelência todos os relacionamentos com a empresa para externar a marca, humanizando práticas de governabilidade pública.

·         Contribuir de maneira proativa, clara e tempestiva para a solução das demandas dos clientes, zelando pela confidencialidade das informações e construindo uma relação de confiança mútua.

·         Estabelecer o perfil dos clientes que compõem o público de relacionamento para oferta de produtos e serviços.

 

 ASJUR - ASSESSORIA JURÍDICA

Missão:

Prestar assessoramento jurídico com presteza à Diretoria Executiva e demais áreas da empresa.

 

Competências:

·         Assessoramento jurídico nos assuntos em que a Diretoria Executiva julgar necessário.

·         Elaboração de pareceres, contratos e editais de licitação.

·         Elaboração de atos e documentos societários e/ou institucionais.

·         Representação da MGI em eventos societários de sociedades participadas.

·         Gestão jurídica de processos trabalhistas, tributários e societários.

·         Acompanhamento de eventos societários da MGI até o arquivamento no registro do comércio.

·         Acompanhamento de processos da MGI e dos respectivos Administradores junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

·         Opinar sobre a contratação de advogados para patrocínio de causas judiciais de interesse da MGI.

·         Gerenciar em conjunto com a GECON (Gerência de Controladoria) e áreas afins os procedimentos a serem observados pelas companhias de capital aberto no âmbito da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

 

GEAUD - GERÊNCIA DE AUDITORIA INTERNA

Missão:

Identificar, avaliar e prevenir de forma efetiva os riscos das ações gerenciais e dos procedimentos relacionados às atividades da MGI tendo como finalidade o aprimoramento dos controles.

Competências:

·         Avaliar os procedimentos de controle interno das atividades desenvolvidas por todas as áreas, apresentando ao COAUD, Diretoria Executiva e Gerentes, as constatações, riscos e recomendações.

·         Elaborar Relatório das auditorias contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial realizadas no exercício, bem como relatórios complementares às prestações de contas ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - TCEMG.

·         Monitorar os Processos de Sindicância e encaminhar os Processos Administrativos Punitivos e/ou Disciplinares para julgamento da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais - CGE.

·         Acompanhamento da regularidade fiscal da empresa perante os órgãos de controle.

·         Monitoramento da Transparência Passiva na MGi.

·         Executar atividades com o intuito de promover o desenvolvimento dos controles internos, a fim de assegurar o cumprimento dos objetivos, das políticas e planos institucionais.

 

NÚCLEO DE INTEGRIDADE E GESTÃO DE RISCOS

Missão:

Atuar com independência e autonomia na gestão do Programa de Integridade da Companhia e instrumentos correlatos, zelando pela conformidade dos atos da Companhia, pela gestão de riscos e controles internos e pelo fortalecimento da cultura de integridade.

 

Competências:

·         Manter atualizado o Programa de Integridade e os instrumentos a ele correlatos;

·         Propor políticas de Conformidade e Gestão de Riscos para a MGI, periodicamente revisadas e aprovadas pelo Conselho de Administração; 

·         Verificar a aderência da estrutura organizacional e dos processos, produtos e serviços da Companhia às leis, normativos, políticas, diretrizes internas, regimentos e demais regulamentos aplicáveis;

·         Verificar o cumprimento do Código de Conduta e Integridade, bem como promover treinamentos periódicos aos empregados e dirigentes da Companhia sobre o tema

·         Elaborar modelos e mecanismos de gestão da integridade, riscos e controles internos, alinhados ao perfil de riscos e aos objetivos estratégicos da Companhia;

·         Coordenar os processos de identificação, classificação e avaliação dos riscos a que está sujeita a Companhia e propor planos de ação para mitigá-los;

·         Coordenar a elaboração e monitorar os planos de ação e/ou de contingência para tratamento dos riscos identificados;

·         Monitorar a implementação de práticas eficazes de gestão de riscos por parte das gerências;

·         Comunicar formalmente o Diretor Presidente sobre diligências em curso em que esteja envolvido Diretor, membro do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal ou do Comitê de Auditoria Estatutário;

·         Comunicar à Diretoria Executiva, aos Conselhos de Administração e Fiscal e ao Comitê de Auditoria Estatutário a ocorrência de ato ou conduta em desacordo com as normas aplicáveis à Companhia;

·         Elaborar e executar plano de comunicação e treinamentos relacionados à integridade, gestão de riscos e temas correlatos;

·         Disseminar a importância da Conformidade e da Gestão de Riscos, bem como a responsabilidade de cada área da Companhia nestes aspectos;

·         Recomendar procedimentos e melhorias de controles internos com foco na conformidade e gestão de riscos;

·         Prover assessoramento e apoio administrativo e logístico ao COAUD – Comitê de Auditoria Estatutário;

·         Elaborar relatórios periódicos de suas atividades, submetendo-os à Diretoria Executiva e ao COAUD.

 

NÚCLEO DE CONTROLE ESTRATÉGICO

Missão:

 Desenvolver condições à alta administração para o atingimento dos objetivos estratégicos, metas e planos de ação, por meio de avaliação e monitoramento da performance estratégica da Companhia.

 

Competências:

·         Participar da elaboração e revisão anual do Planejamento Estratégico e do Plano de Negócios;

·         Monitorar o ambiente externo, buscando identificar oportunidades e ameaças que possam impactar na estratégia de longo prazo da Companhia;

 

·         Fomentar o alcance dos objetivos e metas da Companhia, em consonância com o plano de negócios e o planejamento anual

·         Acompanhar e controlar a execução dos objetivos estratégicos e seus desdobramentos: metas e planos de ação;

·         Cobrar das áreas gerenciais e de suporte o cumprimento de suas metas e planos de ação;

·         Acompanhar, controlar e assegurar o atendimento das demandas da Diretoria Executiva pelas demais áreas da empresa;

·         Propor, utilizar e monitorar indicadores de desempenho institucional e da gestão por resultados na Companhia;

·         Mediar e integrar as questões estratégicas entre as áreas, buscando sinergia na consecução dos objetivos estratégicos;

·         Manter a Diretoria Executiva informada sobre a execução do Planejamento Estratégico e do Plano de Negócios;

·         Identificar e propor a correção de desvios identificados no curso dos planos de ação; acompanhar a produtividade das áreas da empresa;

·         Acompanhar e avaliar o desempenho das gerências a fim de subsidiar as decisões relativas à alocação eficiente dos recursos e ao cumprimento de objetivos e metas estabelecidos;

·         Elaborar de relatórios de gestão e de resultados para a Administração da Companhia;

 

 

 GERAT - GERÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS IMOBILIÁRIOS

Missão:

Administrar de forma efetiva e dinâmica a realização dos bens disponíveis, pertencentes à MGI, ao Estado de Minas Gerais e demais órgãos públicos, convertendo-os em recursos financeiros.

 

Competências:

·         Gerenciamento e Comercialização de bens imóveis próprios ou sob administração da MGI, conforme execução de contratos de gestão.

·         Resolução de pendências administrativas referentes aos bens gerenciados pela área.

·         Preparação e realização de Licitações do tipo Concorrências ou Leilões públicos dos bens, conforme Legislação específica.

 

 

GECOV - GERÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CONVÊNIOS

Missão:

promover o desenvolvimento estadual por meio de convênios com municípios, associações e entidades e órgãos da administração direta estadual, com interveniência e apoio técnico de Secretarias de Estado responsáveis pelas políticas públicas setoriais.

 

Competências:

·         Formalização do Convênio: Interagir com órgãos externos; recebimento de documentação; análise de propostas de Convênio e/ou Aditamento.

·         Gerenciamento: Acompanhamento das contas a pagar; Monitoramento dos prazos de vigência dos convênios; Notificações de vencimento de convênios e Prestação de contas.

·         Prestação de Contas: Análise da Prestação de Contas Final do Convênio; Aprovação, Aprovação com Ressalva e/ou Reprovação de Contas; recomendação à Diretoria Executiva para Tomada de Contas Especial.

 

 

GECON - GERÊNCIA DE CONTROLADORIA FINANCEIRA

Missão:

Promover a gestão contábil, tributária, financeira e orçamentária, com zelo, diligência e ética, colaborando para a eficiência organizacional, participando ativamente do planejamento estratégico da empresa. Com base nas atividades desenvolvidas, oferece o auxílio necessário para o processo de tomada de decisões, permitindo maior convergência de objetivos.

 

Principais Competências:

·         Controladoria

·         Controla o Orçamento Operacional e de Capital, bem como, o Fluxo de Caixa e suas disponibilidades financeiras diariamente;

·         Emissão de Relatórios Gerenciais para subsidiar a tomada de decisão da Diretoria;

·         Planeja e controla os dados gerenciais da empresa;

·         Elaboração e participação no Orçamento de Investimento junto ao Governo do Estado de Minas Gerais;

·         Atendimento as demais informações à Diretoria.

·         Financeiro

·         Planeja, executa e controla todos os pagamentos realizados diariamente;

·         Monitora o fluxo de caixa, controlando todos os recursos efetuados nas operações cotidianas demandadas pelo demais setores da MGI;

·         Análise de estratégias e de relatórios de desempenho financeiro da empresa;

·         Controla e concilia as contas bancárias da empresa, tais como, pagamentos, extratos, emissão de cheques, tarifas cobradas e investimentos;

·         Responsável pelo envio de cobrança a clientes (contratos de prestação de serviço), envio dos relatórios de alteração de status de CL's e de recuperação de créditos (MGI e EMG) à GECRE;

·         Envia Posição de Ativos e prestação de contas à SEF e AGE;

·         Acompanha a evolução financeira da carteira DCA;

·         Observa a qualidade de gastos visando a:

- Identificação e análise de oportunidades de economia que ensejem a utilização racional e eficiente dos recursos da empresa;

- Promoção do compartilhamento e da implantação de boas práticas de controle que ensejem a melhor utilização dos recursos da empresa;

- Avaliação dos controles existentes e proposição de melhorias, em parceria com os gestores, que resultem na melhoria da qualidade do gasto.

 

·         Contabilidade

- Elabora o balanço patrimonial, balancetes, demonstração de resultados e aplicações, oferecendo auxílios à Administração para tomada de decisões.

- Lida com a gestão fiscal e tributária, atenta aos tributos diretos e indiretos, apurando e cumprindo todas as obrigações para com o fisco, instituições financeiras e mercado;

- Presta contas aos órgãos de controles federais, estaduais e municipais, no que se refere à administração de recursos financeiros e patrimoniais.

- Calcula tributos, verifica impostos e contribuições retidos, realiza fechamentos fiscais, baixas de recebimento e análise de documentos fiscais;

- Atendimento à auditoria interna, externa e Tribunal de contas;

- Confecciona e publica trimestralmente as Demonstrações Financeiras - ITR para fins de atendimento à legislação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

 

GECRE - GERÊNCIA DE NEGOCIAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS

Missão:

Promover a gestão de créditos (MGI/Estado) através de negociações efetivas por meio das quais os acordos firmados tenham liquidez, com foco na resolução das carteiras.

 

Competências:

·         Análises e negociações administrativas com vistas à recuperação de créditos em liquidação, oriundos dos Bancos BEMGE, CREDIREAL e MINASCAIXA, referentes à carteira cedida à MGI ou de propriedade do Estado de Minas Gerais - EMG.

 

·         Atendimento às demandas operacionais geradas pela ASJUR, GESAG ou AGE/CSEE – Advocacia Geral do Estado/Coordenação de Sucessões de Entidades e Estatais e Diretoria Executiva da MGI relacionadas aos créditos em liquidação.

·         Habilitação ao Fundo de Compensação de Variações Salariais - FCVS e validação dos números homologados junto à Caixa Econômica Federal, objetivando a novação dos créditos habitacionais de propriedade do Estado, originados da Minas Caixa e Bemge.

·         Administração e controle do arquivo físico dos créditos habitacionais e créditos em liquidação.

·         Liberação de hipoteca dos créditos oriundos dos Bancos BEMGE, CREDIREAL e MINASCAIXA, de propriedade do Estado de Minas Gerais - EMG.

 

 GELIC – GERÊNCIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Missão:

Atender à demanda interna da MGI relativa às contratações, buscando uma negociação favorável para redução de custos, sem perder a qualidade dos produtos e serviços e obedecendo aos limites previstos em lei, contribuindo assim para o crescimento da empresa.

 

Competências:

Atuar junto às demais gerências, auxiliando na correta instrução dos procedimentos de contratação, fiscalização e gestão dos contratos em que a MGI é parte;

Elaborar minutas de termos de referência, contratos, editais e instrumentos congêneres a serem submetidos à aprovação do jurídico da MGI;

Atuar junto às Comissões de Licitação, Equipes de Pregão e outras comissões cujo objeto se relacione com as atividades da gerência;

Planejar as aquisições de material de escritório para reposição do almoxarifado da MGI, priorizando a utilização racional dos recursos;

Promover a fiscalização dos contratos, cujo objeto esteja sob a responsabilidade da gerência;

Praticar os atos necessários à instrução dos processos de contratação e renovação de serviços continuados de modo a não comprometer o cumprimento da missão institucional da empresa;

Elaborar Nota Técnica sobre a situação de contrato e/ou fornecedor para efeito de abertura de processo administrativo punitivo ou ateste da Capacidade Técnica para participação em licitações de terceiros;

Gerenciar em conjunto com a GECON (Gerência de Controladoria) e áreas afins os procedimentos de instrução e liberação dos pagamentos dos serviços prestados;

Receber as demandas de publicações de matérias em Jornais e providenciar a veiculação nos jornais contratados;

Zelar pela organização do arquivo de contratos da empresa e a confiabilidade das informações relativas as atividades da gerência. 

 

GERHU - GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS

Missão:

Dar suporte a todas as áreas da empresa com presteza, por meio de ações integradas, buscando o desenvolvimento das competências individuais em harmonia com as necessidades, princípios e valores da organização.

 

Competências:

·         Promover o envolvimento de todos os colaboradores com a missão organizacional da empresa desenvolvendo uma cultura com base na cooperação e integração entre áreas e pessoas.

·         Valorizar as práticas gerenciais que fortaleçam a crença corporativa de que as pessoas são imprescindíveis ao sucesso dos negócios.

·         Estimular a prática de movimentação de pessoal entre as Áreas buscando adequação das competências às atividades.

·         Promover o acompanhamento do desempenho por meio de avaliações periódicas.

·         Promover o desenvolvimento dos funcionários por meio de treinamentos e compartilhamento de conhecimentos.

·         Administrar, controlar e acompanhar os aspectos legais inerentes ao departamento pessoal. 

 

 

SUTEC- SUPORTE À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Missão:

Oferecer suporte à Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e eficiência, agregando valor ao negócio da MGI, e fornecendo os recursos e serviços adequados à estrutura da Companhia.

 

Competências:

·         Gerenciar os recursos de tecnologia da informação.

·         Zelar pela garantia da manutenção dos equipamentos e sistemas de informática.

·         Propor políticas e diretrizes na área de tecnologia da informação.

·         Coordenar a implantação dos sistemas de informação institucionais, bem como realizar a manutenção nos mesmos.

·         Supervisionar a implementação das políticas na área de tecnologia da informação.

·         Fornecer suporte ao usuário na utilização dos recursos computacionais disponíveis.

 

SUATE - SUPORTE A ATIVIDADES TÉCNICAS DE ENGENHARIA

Missão:

Oferecer suporte Técnico de Engenharia com agilidade, comprometimento e eficiência, agregando valor ao negócio da MGI.

 

Competências:

·         Realização de estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, laudos, pareceres e divulgação técnica e demais atividades vinculadas à profissão de Engenheiro Civil, assinando como responsável, nos termos da Lei 5.194/66;

·         Realização de vistorias da execução dos objetos dos convênios em que a MGI figura como parte concedente, nos termos da Lei 5.194/66;

·         Análise e elaboração de Parecer Técnico referente a processos de convênios para execução de obras civis em geral e atividades correlatas;

·         Supervisão e acompanhamento de obras de reformas; Elaboração de laudos de avaliação de imóveis;

·         Gerenciamento dos contratos com as especializadas em prestação de serviços técnicos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia nas atividades de monitoramento e vistoria de obras, avaliação de imóveis e outros bens e atividades correlatas, bem como a sua contratação de acordo com os interesses da MGI, conforme relacionados abaixo:

-Laudo de Avaliação de Imóveis Simplificado;

-Laudo de Avaliação de Imóveis Completo;

-Laudo de Avaliação de Imóvel ou Benfeitoria Rural ou Florestal;

-Levantamento Topográfico, Planialtimétrico e Cadastral;

-Georreferenciamento;

-Vistoria de Obras.

·         Verificação dos serviços prestados no âmbito dos contratos de prestação de serviços técnicos de engenharia, incluindo os laudos de avaliação, a fim de se identificar eventuais distorções, emitindo relatório conclusivo;

·         Atendimento às demandas de informações diversas adquiridas junto aos órgãos públicos municipais e estaduais, sobre os imóveis alienados pela MGI.

 

SUGAB – SUPORTE AO GABINETE DA DIRETORIA EXECUTIVA

Missão:

Oferecer apoio administrativo à Diretoria Executiva, com presteza, eficiência e cordialidade, provendo controle e organização dos documentos e informações do Gabinete e a otimização do tempo da Diretoria.

 

Competências:

·         Receber, classificar, registrar e distribuir atos normativos, correspondências e demais documentos que ingressarem no Gabinete;

·         Acompanhar e dar andamento nas correspondências eletrônicas recebidas por meio do SEI da Diretoria Executiva e/ou pelo e-mail institucional;

·         Conferir, despachar e controlar o trâmite dos documentos recebidos no gabinete para assinatura dos Diretores;

·         Redigir expedientes, elaborar planilhas e outros documentos;

·         Manter os gabinetes dos diretores organizados e abastecidos de material de escritório, dentre outros necessários para o desempenho das atividades;

·         Organizar e manter atualizados os arquivos físicos e digitais do gabinete; Organizar, manter organizados e devidamente assinados os livros societários; Preparar as reuniões da Diretoria e elaborar atas;

·         Atender e distribuir ligações recebidas no gabinete da Diretoria Executiva; Organizar e controlar a agenda da Diretoria Executiva;

·         Atender clientes internos e externos, prestando-lhes informações e encaminhando-os às áreas competentes;

·         Providenciar solicitações de destacamentos, requisição de passagens e reserva de hospedagem, dos membros da Diretoria;

·         Organizar a rota do veículo institucional;

·         Dirigir e coordenar os trabalhos dos menores aprendizes e adolescentes trabalhadores lotados no gabinete;

·         Outras atividades demandadas pela Diretoria Executiva.

·         Monitorar os riscos inerentes aos instrumentos financeiros celebrados pela Companhia, em especial as debêntures e contratos de opções.

                

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