Estrutura Organizacional
Identidade Organizacional

Organograma Operacional

Competência das áreas
Superintendência Administrativo-Financeira e de Governança
Missão
Coordenar, de forma integrada, as atividades administrativo-financeiras de governança corporativa, por meio de ações que promovam a eficiência administrativa, a otimização de resultados financeiros e as boas práticas de governança, com foco na perenidade da Companhia.
Competências
- *Coordenar a elaboração do Planejamento Estratégico, do Plano de Negócios e do Orçamento da MGI, de acordo com as diretrizes da alta gestão, e monitorar a alocação eficiente de recursos orçamentários;
- * Garantir a qualidade dos processos, produtos e serviços sob sua gestão;
- * Propor e/ou coordenar políticas ou projetos relativos à gestão de pessoas, gestão financeira e gestão patrimonial;
- * Coordenar a gestão logística e patrimonial das políticas de aquisição, conservação e gestão de bens da Companhia;
- * Coordenar ações e programas para licitações e contratações sustentáveis e que estabeleçam tratamento simplificado e diferenciado para as microempresas e empresas de pequeno porte;
- * Acompanhar e controlar os atos e eventos societários da Companhia, assegurando o devido registro, publicação e arquivamento junto aos órgãos competentes;
- * Monitorar a qualidade das informações prestadas pela Companhia;
- * Apoiar o Diretor de Relações com Investidores nos procedimentos a serem observados pela MGI no âmbito da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e da B³ - Brasil, Bolsa, Balcão S/A.
- * Apoiar as instâncias deliberativas da MGI;
- Apoiar as instâncias deliberativas da MGI;
- * Apoiar a Diretoria Executiva na interlocução com o acionista controlador, acionistas minoritários e investidores;
- * Acompanhar os covenants aos quais está sujeita a Companhia;
- * Gerenciar as obrigações relativas às debêntures emitidas, junto aos órgãos reguladores e debenturistas;
- * Elaborar cálculos, projeções e estudos técnicos relativos a debêntures, direitos creditórios e instrumentos financeiros correlatos;
Superintendência de Relacionamento com o Cliente
Missão
Coordenar as atividades finalísticas da Companhia, com foco na satisfação do cliente e nos resultados da Empresa, por meio de ações que promovam a excelência dos serviços prestados e a eficácia e efetividade em todos os processos de trabalho.
Competências
- * Coordenar as atividades de marketing voltadas para o fortalecimento da marca MGI, o aumento da efetividade da venda de imóveis e a prospecção de novos clientes.
- * Coordenar as atividades de Relações Públicas da Companhia e apoiar a Diretoria Executiva em assuntos relacionados a cerimoniais e eventos corporativos;
- * Apoiar a Diretoria de Executiva na interlocução com o Poder Executivo do Estado e com as empresas Privadas.
- * Propor soluções para a potencialização dos resultados financeiros e não financeiros advindos da venda de imóveis, recuperação de créditos.
- * Manter interlocução com os potenciais clientes e negociar contratos que atendam aos requisitos das políticas internas, em especial a Política de Transações com Partes Relacionadas.
- * Propor soluções tecnológicas na área de marketing, a fim de gerar novos clientes.
- * Tratar em excelência todos os relacionamentos com a empresa para externar a marca, humanizando práticas de governabilidade pública.
- * Contribuir de maneira proativa, clara e tempestiva para a solução das demandas dos clientes, zelando pela confidencialidade das informações e construindo uma relação de confiança mútua.
- * Estabelecer o perfil dos clientes que compõem o público de relacionamento para oferta de produtos e serviços.
GEJUR – Gerência Jurídica
Missão
Prestar assessoramento jurídico com presteza à Diretoria Executiva e demais áreas da empresa.
Competências
- * Assessoramento jurídico nos assuntos em que a Diretoria Executiva julgar necessário.
- * Elaboração de pareceres, contratos e editais de licitação.
- * Elaboração de atos e documentos societários e/ou institucionais.
- * Representação da MGI em eventos societários de sociedades participadas.
- * Gestão jurídica de processos trabalhistas, tributários e societários.
- * Acompanhamento de eventos societários da MGI até o arquivamento no registro do comércio.
- * Acompanhamento de processos da MGI e dos respectivos Administradores junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.
- * Opinar sobre a contratação de advogados para patrocínio de causas judiciais de interesse da MGI.
- * Gerenciar em conjunto com a GECON (Gerência de Controladoria) e áreas afins os procedimentos a serem observados pelas companhias de capital aberto no âmbito da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Gerência de Auditoria Interna - GEAUD
Missão
Identificar, avaliar e prevenir de forma efetiva os riscos das ações gerenciais e dos procedimentos relacionados às atividades da MGI tendo como finalidade o aprimoramento dos controles.
Competências
- * Avaliar os procedimentos de controle interno das atividades desenvolvidas por todas as áreas, apresentando ao COAUD, Diretoria Executiva e Gerentes, as constatações, riscos e recomendações.
- * Elaborar Relatório das auditorias contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial realizadas no exercício, bem como relatórios complementares às prestações de contas ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - TCEMG.
- * Monitorar os Processos de Sindicância e encaminhar os Processos Administrativos Punitivos e/ou Disciplinares para julgamento da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais - CGE.
- * Acompanhamento da regularidade fiscal da empresa perante os órgãos de controle.
- * Monitoramento da Transparência Passiva na MGI.
- * Executar atividades com o intuito de promover o desenvolvimento dos controles internos, a fim de assegurar o cumprimento dos objetivos, das políticas e planos institucionais.
Núcleo de Integridade e Gestão de Riscos - NIGRI
Missão
Atuar com independência e autonomia na gestão do Programa de Integridade da Companhia e instrumentos correlatos, zelando pela conformidade dos atos da Companhia, pela gestão de riscos e controles internos e pelo fortalecimento da cultura de integridade.
Competências
- * Manter atualizado o Programa de Integridade e os instrumentos a ele correlatos;
- * Propor políticas de Conformidade e Gestão de Riscos para a MGI, periodicamente revisadas e aprovadas pelo Conselho de Administração;
- * Verificar a aderência da estrutura organizacional e dos processos, produtos e serviços da Companhia às leis, normativos, políticas, diretrizes internas, regimentos e demais regulamentos aplicáveis;
- * Verificar o cumprimento do Código de Conduta e Integridade, bem como promover treinamentos periódicos aos empregados e dirigentes da Companhia sobre o tema
- * Elaborar modelos e mecanismos de gestão da integridade, riscos e controles internos, alinhados ao perfil de riscos e aos objetivos estratégicos da Companhia;
- * Coordenar os processos de identificação, classificação e avaliação dos riscos a que está sujeita a Companhia e propor planos de ação para mitigá-los;
- * Coordenar a elaboração e monitorar os planos de ação e/ou de contingência para tratamento dos riscos identificados;
- * Monitorar a implementação de práticas eficazes de gestão de riscos por parte das gerências;
- * Comunicar formalmente o Diretor Presidente sobre diligências em curso em que esteja envolvido Diretor, membro do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal ou do Comitê de Auditoria Estatutário;
- * Comunicar à Diretoria Executiva, aos Conselhos de Administração e Fiscal e ao Comitê de Auditoria Estatutário a ocorrência de ato ou conduta em desacordo com as normas aplicáveis à Companhia;
- * Elaborar e executar plano de comunicação e treinamentos relacionados à integridade, gestão de riscos e temas correlatos;
- * Disseminar a importância da Conformidade e da Gestão de Riscos, bem como a responsabilidade de cada área da Companhia nestes aspectos;
- * Recomendar procedimentos e melhorias de controles internos com foco na conformidade e gestão de riscos;
- * Prover assessoramento e apoio administrativo e logístico ao COAUD – Comitê de Auditoria Estatutário;
-
Gerência de Administração de Ativos Imobiliários - GERAT
Missão
Administrar de forma efetiva e dinâmica a realização dos bens disponíveis, pertencentes à MGI, ao Estado de Minas Gerais e demais órgãos públicos, convertendo-os em recursos financeiros.
- * Gerenciamento e Comercialização de bens imóveis próprios ou sob administração da MGI, conforme execução de contratos de gestão.
- * Resolução de pendências administrativas referentes aos bens gerenciados pela área.
- * Preparação e realização de Licitações do tipo Concorrências ou Leilões públicos dos bens, conforme Legislação específica.
Gerência de Prestação de Contas e Convênios - GECOV
Missão
Promover o desenvolvimento estadual por meio de convênios com municípios, associações e entidades e órgãos da administração direta estadual, com interveniência e apoio técnico de Secretarias de Estado responsáveis pelas políticas públicas setoriais.
Competências
- * Formalização do Convênio: Interagir com órgãos externos; recebimento de documentação; análise de propostas de Convênio e/ou Aditamento.
- * Gerenciamento: Acompanhamento das contas a pagar; Monitoramento dos prazos de vigência dos convênios; Notificações de vencimento de convênios e Prestação de contas.
- * Prestação de Contas: Análise da Prestação de Contas Final do Convênio; Aprovação, Aprovação com Ressalva e/ou Reprovação de Contas; recomendação à Diretoria Executiva para Tomada de Contas Especial.
Gerência de Controladoria Financeira - GECON
Missão
Promover a gestão contábil, tributária, financeira e orçamentária, com zelo, diligência e ética, colaborando para a eficiência organizacional, participando ativamente do planejamento estratégico da empresa. Com base nas atividades desenvolvidas, oferece o auxílio necessário para o processo de tomada de decisões, permitindo maior convergência de objetivos.
Principais Competências
- Controladoria
- * Controla o Orçamento Operacional e de Capital, bem como, o Fluxo de Caixa e suas disponibilidades financeiras diariamente;
- * Emissão de Relatórios Gerenciais para subsidiar a tomada de decisão da Diretoria;
- * Planeja e controla os dados gerenciais da empresa;
- * Elaboração e participação no Orçamento de Investimento junto ao Governo do Estado de Minas Gerais;
- * Atendimento as demais informações à Diretoria.
- * Financeiro
- * Planeja, executa e controla todos os pagamentos realizados diariamente;
- * Monitora o fluxo de caixa, controlando todos os recursos efetuados nas operações cotidianas demandadas pelo demais setores da MGI;
- * Análise de estratégias e de relatórios de desempenho financeiro da empresa;
- * Controla e concilia as contas bancárias da empresa, tais como, pagamentos, extratos, emissão de cheques, tarifas cobradas e investimentos;
- * Responsável pelo envio de cobrança a clientes (contratos de prestação de serviço), envio dos relatórios de alteração de status de CL's e de recuperação de créditos (MGI e EMG) à GECRE;
- * Envia Posição de Ativos e prestação de contas à SEF e AGE;
- * Acompanha a evolução financeira da carteira DCA;
- * Observa a qualidade de gastos visando a:
- * Identificação e análise de oportunidades de economia que ensejem a utilização racional e eficiente dos recursos da empresa;
- * Promoção do compartilhamento e da implantação de boas práticas de controle que ensejem a melhor utilização dos recursos da empresa;
- * Avaliação dos controles existentes e proposição de melhorias, em parceria com os gestores, que resultem na melhoria da qualidade do gasto.
- Contabilidade
- * Elabora o balanço patrimonial, balancetes, demonstração de resultados e aplicações, oferecendo auxílios à Administração para tomada de decisões.
- * Lida com a gestão fiscal e tributária, atenta aos tributos diretos e indiretos, apurando e cumprindo todas as obrigações para com o fisco, instituições financeiras e mercado;
- * Presta contas aos órgãos de controles federais, estaduais e municipais, no que se refere à administração de recursos financeiros e patrimoniais.
- * Calcula tributos, verifica impostos e contribuições retidos, realiza fechamentos fiscais, baixas de recebimento e análise de documentos fiscais;
- * Atendimento à auditoria interna, externa e Tribunal de contas;
- * Confecciona e publica trimestralmente as Demonstrações Financeiras - ITR para fins de atendimento à legislação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Gerência de Negociação para Recuperação de Créditos - GECRE
Missão
Promover a gestão de créditos (MGI/Estado) através de negociações efetivas por meio das quais os acordos firmados tenham liquidez, com foco na resolução das carteiras.
Competências
- * Análises e negociações administrativas com vistas à recuperação de créditos em liquidação, oriundos dos Bancos BEMGE, CREDIREAL e MINASCAIXA, referentes à carteira cedida à MGI ou de propriedade do Estado de Minas Gerais - EMG.
- * Atendimento às demandas operacionais geradas pela ASJUR, GESAG ou AGE/CSEE – Advocacia Geral do Estado/Coordenação de Sucessões de Entidades e Estatais e Diretoria Executiva da MGI relacionadas aos créditos em liquidação.
- * Habilitação ao Fundo de Compensação de Variações Salariais - FCVS e validação dos números homologados junto à Caixa Econômica Federal, objetivando a novação dos créditos habitacionais de propriedade do Estado, originados da Minas Caixa e Bemge.
- * Administração e controle do arquivo físico dos créditos habitacionais e créditos em liquidação.
- * Liberação de hipoteca dos créditos oriundos dos Bancos BEMGE, CREDIREAL e MINASCAIXA, de propriedade do Estado de Minas Gerais - EMG.
Gerência de Licitações e Contratos - GELIC
Missão
Atender à demanda interna da MGI relativa às contratações, buscando uma negociação favorável para redução de custos, sem perder a qualidade dos produtos e serviços e obedecendo aos limites previstos em lei, contribuindo assim para o crescimento da empresa.
Competências
- * Atuar junto às demais gerências, auxiliando na correta instrução dos procedimentos de contratação, fiscalização e gestão dos contratos em que a MGI é parte;
- * Elaborar minutas de termos de referência, contratos, editais e instrumentos congêneres a serem submetidos à aprovação do jurídico da MGI;
- * Atuar junto às Comissões de Licitação, Equipes de Pregão e outras comissões cujo objeto se relacione com as atividades da gerência;
- * Planejar as aquisições de material de escritório para reposição do almoxarifado da MGI, priorizando a utilização racional dos recursos;
- * Promover a fiscalização dos contratos, cujo objeto esteja sob a responsabilidade da gerência;
- * Praticar os atos necessários à instrução dos processos de contratação e renovação de serviços continuados de modo a não comprometer o cumprimento da missão institucional da empresa;
- * Elaborar Nota Técnica sobre a situação de contrato e/ou fornecedor para efeito de abertura de processo administrativo punitivo ou ateste da Capacidade Técnica para participação em licitações de terceiros;
- * Gerenciar em conjunto com a GECON (Gerência de Controladoria) e áreas afins os procedimentos de instrução e liberação dos pagamentos dos serviços prestados;
- * Receber as demandas de publicações de matérias em Jornais e providenciar a veiculação nos jornais contratados;
- * Zelar pela organização do arquivo de contratos da empresa e a confiabilidade das informações relativas as atividades da gerência.
Gerência de Recursos Humanos - GERHU
Missão
Dar suporte a todas as áreas da empresa com presteza, por meio de ações integradas, buscando o desenvolvimento das competências individuais em harmonia com as necessidades, princípios e valores da organização.
Competências
- * Promover o envolvimento de todos os colaboradores com a missão organizacional da empresa desenvolvendo uma cultura com base na cooperação e integração entre áreas e pessoas.
- * Valorizar as práticas gerenciais que fortaleçam a crença corporativa de que as pessoas são imprescindíveis ao sucesso dos negócios.
- * Estimular a prática de movimentação de pessoal entre as Áreas buscando adequação das competências às atividades.
- * Promover o acompanhamento do desempenho por meio de avaliações periódicas.
- * Promover o desenvolvimento dos funcionários por meio de treinamentos e compartilhamento de conhecimentos.
- * Administrar, controlar e acompanhar os aspectos legais inerentes ao departamento pessoal.
Suporte à Tecnologia da Informação - SUTEC
Missão
Oferecer suporte à Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e eficiência, agregando valor ao negócio da MGI, e fornecendo os recursos e serviços adequados à estrutura da Companhia.
Competência
- * Gerenciar os recursos de tecnologia da informação.
- * Zelar pela garantia da manutenção dos equipamentos e sistemas de informática.
- * Propor políticas e diretrizes na área de tecnologia da informação.
- * Coordenar a implantação dos sistemas de informação institucionais, bem como realizar a manutenção nos mesmos.
- * Supervisionar a implementação das políticas na área de tecnologia da informação.
- * Fornecer suporte ao usuário na utilização dos recursos computacionais disponíveis.
Suporte as Atividades Técnicas de Engenharia - SUATE
Missão
Oferecer suporte Técnico de Engenharia com agilidade, comprometimento e eficiência, agregando valor ao negócio da MGI.
Competências
- * Realização de estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, laudos, pareceres e divulgação técnica e demais atividades vinculadas à profissão de Engenheiro Civil, assinando como responsável, nos termos da Lei 5.194/66;
- * Realização de vistorias da execução dos objetos dos convênios em que a MGI figura como parte concedente, nos termos da Lei 5.194/66;
- * Análise e elaboração de Parecer Técnico referente a processos de convênios para execução de obras civis em geral e atividades correlatas;
- * Supervisão e acompanhamento de obras de reformas; Elaboração de laudos de avaliação de imóveis;
- * Gerenciamento dos contratos com as especializadas em prestação de serviços técnicos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia nas atividades de monitoramento e vistoria de obras, avaliação de imóveis e outros bens e atividades correlatas, bem como a sua contratação de acordo com os interesses da MGI, conforme relacionados abaixo:
- * -Laudo de Avaliação de Imóveis Simplificado;
- * -Laudo de Avaliação de Imóveis Completo;
- * -Laudo de Avaliação de Imóvel ou Benfeitoria Rural ou Florestal;
- * -Levantamento Topográfico, Planialtimétrico e Cadastral;
- * -Georreferenciamento;
- * -Vistoria de Obras.
- * Verificação dos serviços prestados no âmbito dos contratos de prestação de serviços técnicos de engenharia, incluindo os laudos de avaliação, a fim de se identificar eventuais distorções, emitindo relatório conclusivo;
- * Atendimento às demandas de informações diversas adquiridas junto aos órgãos públicos municipais e estaduais, sobre os imóveis alienados pela MGI.
Suporte ao Gabinete da Diretoria Executiva - SUGAB
Missão
Oferecer apoio administrativo à Diretoria Executiva, com presteza, eficiência e cordialidade, provendo controle e organização dos documentos e informações do Gabinete e a otimização do tempo da Diretoria.
Competências
- * Receber, classificar, registrar e distribuir atos normativos, correspondências e demais documentos que ingressarem no Gabinete;
- * Acompanhar e dar andamento nas correspondências eletrônicas recebidas por meio do SEI da Diretoria Executiva e/ou pelo e-mail institucional;
- * Conferir, despachar e controlar o trâmite dos documentos recebidos no gabinete para assinatura dos Diretores;
- * Redigir expedientes, elaborar planilhas e outros documentos;
- * Manter os gabinetes dos diretores organizados e abastecidos de material de escritório, dentre outros necessários para o desempenho das atividades;
- * Organizar e manter atualizados os arquivos físicos e digitais do gabinete; Organizar, manter organizados e devidamente assinados os livros societários; Preparar as reuniões da Diretoria e elaborar atas;
- * Atender e distribuir ligações recebidas no gabinete da Diretoria Executiva; Organizar e controlar a agenda da Diretoria Executiva;
- * Atender clientes internos e externos, prestando-lhes informações e encaminhando-os às áreas competentes;
- * Providenciar solicitações de destacamentos, requisição de passagens e reserva de hospedagem, dos membros da Diretoria;
- * Organizar a rota do veículo institucional;
- * Dirigir e coordenar os trabalhos dos menores aprendizes e adolescentes trabalhadores lotados no gabinete;
- * Outras atividades demandadas pela Diretoria Executiva.
- * Monitorar os riscos inerentes aos instrumentos financeiros celebrados pela Companhia, em especial as debêntures e contratos de opções.
Gerência de Marketing, Comunicação e Comercialização - GEMAC
Missão
Coordenar e promover atividades de marketing das áreas internas bem como a divulgação e tratativas alienação dos bens disponíveis, pertencentes à MGI, ao Estado de Minas Gerais e demais órgãos públicos, convertendo-os em recursos financeiros.
Competências
• Coordenar as atividades de marketing voltadas para o fortalecimento da marca MGI, o aumento da efetividade da venda de imóveis e a prospecção de novos clientes.
• Manter interlocução com os potenciais clientes e negociar contratos que atendam aos requisitos das políticas internas, em especial a Política de Transações com Partes Relacionadas.
• Propor soluções tecnológicas na área de marketing, a fim de gerar novos clientes.
• Tratar em excelência todos os relacionamentos com a empresa para externar a marca, humanizando práticas de governabilidade pública.
• Contribuir de maneira proativa, clara e tempestiva para a solução das demandas dos clientes, zelando pela confidencialidade das informações e construindo uma relação de confiança mútua.
• Estabelecer o perfil dos clientes que compõem o público de relacionamento para oferta de produtos e serviços.
• Explorar novos canais de marketing, para alcançar diferentes segmentos de público e maximizar a exposição da marca.
• Ampliar a presença online da marca, aumentando sua visibilidade nas redes sociais.