Institucional


        A MGI - INSTITUCIONAL
    

Estrutura Organizacional           
A MGI é uma sociedade anônima de capital aberto, é uma pessoa jurídica de direito privado, controlada pelo Estado de Minas Gerais, vinculada à Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) e integrante da Administração Pública Indireta, tendo como acionistas o Estado de Minas Gerais, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A. (BDMG) e a Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (CEMIG).   A Companhia atualmente detém participação nas seguintes sociedades:
            • EMIP - Empresa Mineira de Parcerias S.A. (subsidiária integral);
            • BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais;
            • Cemig - Companhia Energética de Minas Geais S.A.;
            • Empresas do Grupo Gerdau S.A.;
            • Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais S.A.

 















Identidade Organizacional














Organograma Operacional


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Competências das Gerências

ASJUR - ASSESSORIA JURÍDICA

Missão: Prestar assessoramento jurídico com presteza à Diretoria Executiva e demais áreas da empresa.  

Atividades:

Assessoramento jurídico nos assuntos em que a Diretoria Executiva julgar necessário;

Elaboração de pareceres, contratos e editais de licitação;

Elaboração de atos e documentos societários e/ou institucionais;

Representação da MGI em eventos societários de sociedades participadas;

Gestão jurídica de processos trabalhistas, tributários e societários;

Acompanhamento de eventos societários da MGI até o arquivamento no registro do comércio;

Acompanhamento de processos da MGI e dos respectivos Administradores junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais;

Opinar sobre a contratação de advogados para patrocínio de causas judiciais de interesse da MGI.

Gerenciar em conjunto com a GECON (Gerência de Controladoria) e áreas afins os procedimentos a serem observados pelas companhias de capital aberto no âmbito da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Gestão de despesas judiciais e extrajudiciais;

Gestão de compras, contratos e publicações;

Gestão de almoxarifado.


GEAUD - GERÊNCIA DE AUDITORIA

Missão: Identificar, avaliar e prevenir de forma efetiva os riscos das ações gerenciais e dos procedimentos relacionados às atividades da MGI tendo como finalidade o aprimoramento dos controles.

Atividades:

Avaliar os procedimentos de controle interno das atividades desenvolvidas por todas as áreas, apresentando à Diretoria Executiva e Gerentes, as constatações, riscos e recomendações.

Elaborar Relatório das auditorias contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial realizadas no exercício, bem como relatórios complementares às prestações de contas ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - TCEMG.

Apresentar os resultados das atividades desenvolvidas pela unidade de auditoria interna durante o exercício e encaminhar Processos Administrativos Punitivos de fornecedores para julgamento da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais - CGE.

Gerenciar o Orçamento Anual de Investimento em bens imobilizados e em participações societárias, concomitantemente ao Programa Plurianual de Ação Governamental.

Acompanhamento da regularidade fiscal da empresa perante o Governo Federal.


GECOB - GERÊNCIA DE COMERCIALIZAÇÃO DE BENS NÃO DE USO

Missão: Administrar de forma efetiva e dinâmica a realização dos bens disponíveis, pertencentes à MGI e ao Estado de Minas Gerais, convertendo-os em recursos financeiros.  

Atividades:

Gerenciamento e Comercialização de bens móveis e imóveis pertencentes à MGI ou de propriedade do Estado de Minas Gerais - EMG, sob a administração da MGI;

Resolução de pendências administrativas referente aos bens gerenciados pela área.


GECON - GERÊNCIA DE CONTROLADORIA

Missão: Promover a gestão contábil, tributária, financeira e orçamentária, com zelo, diligência e ética, colaborando para a eficiência organizacional, participando ativamente do processo de planejamento.  

Atividades:

a. Contábil e Fiscal

Manter os registros contábeis e patrimoniais atualizados, oferecendo subsídios à Administração para tomada de decisão;

Gestão fiscal e tributária, apurando e cumprindo em tempo hábil, todas as obrigações para com o FISCO, instituições financeiras e mercado; ü  Prestar contas a órgãos estaduais, no que se refere à administração de recursos financeiros e patrimoniais.

b. Financeira

Gerenciar os recursos financeiros da empresa, o que consiste no controle de contas a pagar e a receber, submetendo à Diretoria as devidas providências quanto a resgates e aplicações de recursos.

c. Planejamento e controle

Promover a gestão administrativa da carteira de créditos em liquidação, através do controle de acordos parcelados, liquidados e baixados.

Elaborar e acompanhar o planejamento estratégico e orçamentário anual.


GECRE - GERÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS

Missão: Promover a gestão de créditos (MGI/Estado) através de negociações efetivas por meio das quais os acordos firmados tenham liquidez, com foco na resolução das carteiras.

Atividades:

Análises e negociações administrativas com vistas à recuperação de créditos em liquidação, oriundos dos Bancos BEMGE, CREDIREAL e MINASCAIXA, referentes à carteira cedida à MGI ou de propriedade do Estado de Minas Gerais - EMG.

Análise de créditos em liquidação para baixa administrativa, quando a cobrança judicial e/ou administrativa não lograrem êxito e a relação custo/benefício justificar a baixa.

Atendimento às demandas operacionais geradas pela GEJUR, GESAG ou CGSEE - Coordenação Geral de Sucessões de Entidades e Estatais e Diretoria Executiva relacionadas aos créditos em liquidação.

Habilitar créditos ao Fundo de Compensação de Variações Salariais - FCVS e validar os números homologados junto à Caixa Econômica Federal, referentes aos créditos habitacionais de propriedade do Estado, originados da Minas Caixa e Bemge.

Administração e controle do arquivo físico dos créditos habitacionais.


GERHU - GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS

Missão: Dar suporte a todas as áreas da empresa com presteza, por meio de ações integradas, buscando o desenvolvimento das competências individuais em harmonia com as necessidades, princípios e valores da organização.  

Atividades:

Promover o envolvimento de todos os colaboradores com a missão organizacional da empresa desenvolvendo uma cultura com base na cooperação e integração entre áreas e pessoas;

Valorizar as práticas gerenciais que fortaleçam a crença corporativa de que as pessoas são imprescindíveis ao sucesso dos negócios.

Estimular a prática de movimentação de pessoal entre as Áreas buscando adequação das competências às atividades.

Promover o acompanhamento do desempenho por meio de avaliações periódicas.

Promover o desenvolvimento dos funcionários por meio de treinamentos e compartilhamento de conhecimentos.

Administrar, controlar e acompanhar os aspectos legais inerentes ao departamento pessoal.


GESAG - GERÊNCIA DE SUPORTE À ADVOCACIA GERAL DO ESTADO

Missão: Assistir com excelência à Coordenação Geral de Sucessões de Entidades e Estatais – CGSEE no acompanhamento jurídico dos processos judiciais oriundos dos financiamentos concedidos pelos bancos estatais privatizados – Bemge e Credireal –, pelo BDMG e pela extinta MinasCaixa, tendo como parte nos processos, o Estado de Minas Gerais.

 

Atividades:

 

     Apoio administrativo à Coordenação Geral de Sucessões de Entidades e Estatais - CGSEE no serviço de representação do Estado na defesa judicial de processos relacionados a créditos (comerciais e  habitacionais) dos Bancos Bemge, Credireal, quando cedidos ao Estado de Minas Gerais, e créditos comerciais, rurais e habitacionais da extinta MinasCaixa, bem como em relação aos imóveis transmitidos ao Estado em razão de alienação do controle acionário e da extinção dessas instituições.

       Gestão do acervo documental, referentes aos créditos em liquidação e aos processos judiciais, consistente no atendimento às demandas de pastas formuladas pelas unidades da Advocacia Geral do Estado, pela GECRE e demais setores da MGI.

 

 

GEGAB – Gerência de Gabinete

Missão: Prestar suporte à Diretoria Executiva e à Assessoria Jurídica com presteza e efetividade.

Atividades:

Guarda e controle das Deliberações, Correspondências da Diretoria, Portarias, Atas de Reuniões, produzidos no ano corrente e no ano anterior e outros documentos de quaisquer espécies que a Diretoria Executiva entenda que a guarda e o controle devam ficar sob a responsabilidade da GEGAB;

Apoio ao Diretor de Relações com Investidores nos procedimentos a serem observados pela MGI no âmbito da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e da BM&FBOVESPA;

Guarda dos livros sociais;

Controle e guarda de documentos destinados à Diretoria Executiva;

Suporte administrativo à ASJUR;

Acompanhamento e controle dos atos e eventos societários produzidos pela Assessoria Jurídica junto ao órgão competente;

Gerenciamento de reuniões;

Executar atividades de secretaria.